quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sobre os filmes de Chaplin.


Estava eu, deitada em um Domingo á tarde, chuvoso, sem absolutamente nada pra fazer...Eis que eu olho para uma caixa no meio da bagunça do meu quarto, ela era de papelão e havia o slogan do "Jornal do Brasil" no verso, com enorme preguiça, me estico de um lado da cama á outro, e com a pontinha dos dedos alcanço a caixa mistériosa.
Abro-a e me deparo com várias fitas vhs, com a imagem de Charlie Chaplin na lateral e no minuto seguinte me lembro do dia em que peguei-as num armário na casa da minha vó.
Também me recordei da emoção que senti ao ver 'O garoto' aquele "simples" filme preto e branco, sem nenhuma fala se quer, quando eu não tinha nem completado 8 anos, me fez chorar lágrimas verdadeiras, como nenhum outro filme antes havia feito. Sorri.
Por sorte e graças ao meu gosto de guardar 'velharias' (aliás,alguém disposto a vender uma vitrola? Seria MUITO bem vinda) no meio do dvd e o aparelho da net , lá estava ele, o meu velho e amado video cassete.
Sem pensar duas vezes, coloquei o filme, não me lembrava direito como se mexia naquilo, lembrei-me que tinha que rebobinar a fita, dei stop e fiquei esperando a fita voltar atééé o início, finalmente, play.
Começa o filme, meus olhos não desgrudavam da tela, o humor inteligente misturado com a emoção...Fiquei lá, por exatamente 55 minutos, sem me mover,extasiada pelas cenas.
E num piscar de olhos : Fim.
O filme foi tão bom que nem vi as horas passando...Ainda não estava satisfeita, e logo fui colocando o segundo filme: "Luzes da Cidade", belíssimo!
E em seqüencia vi o Grande Ditador, gênial! O discurso que Chaplin faz na ultima cena, é algo que não tem explicação, é simplesmente maravilhoso!
Minha tarde de Domingo não poderia ter sido mais agradável.
E vou logo avisando que a caixa já entrou pra minha estante de antiguidades preciosas e mesmo que achem "velho da minha parte" vou fazer de tudo para conserva-la, o mais tempo possível!

Nenhum comentário: